Segurança

Quanto aos Instrutores - Esta é a principal garantia de segurança. A Univoo-Rio Asa Delta uniu os mais experientes Instrutores em Voo Duplo de Instrução em Asa Delta, e com o maior número de títulos em campeonatos estaduais, brasileiros e internacionais ao longo de 26 anos de prática ininterrúpta do esporte.
Somos Instrutores credenciados pela ABVL, FAI e CSCVL. Confira, pedindo nossas habilitações atualizadas, ou informe-se junto à ABVL ou CSCVL.  Esta é a Segurança da Univoo-Rio Asa Delta !

Quanto aos Equipamentos - São renovados a cada ano. As Asas Delta são de fabricação norte-americana, consideradas as mais seguras do mundo. Acesse o site dos fabricantes Wills Wing e Aeros.  Vale a pena conhecer os testes realizados.
Os cintos de voo, os mosquetões, capacetes e pára-quedas de reserva, (sim, existe mais esta segurança para nós), são obrigatòriamente vistoriados por técnicos contratados pelo CSCVL, a cada 6 meses. Além desta, temos  a checagem diária da Asa Delta e dos equipamentos citados acima, antes de cada voo, que você irá presenciar esta atenta medida de segurança.
Afinal, são 26 anos de experiência.  Com este assunto não se brinca. O que acontecer a você, acontecerá também ao seu instrutor de asa delta.  Estamos atados ao mesmo equipamento.

Quanto a Direção dos Ventos - Há ventos, cuja direção e a intensidade tornam impraticável a decolagem em São Conrado. Abaixo, a Rosa dos Ventos ilustra em vermelho a direção dos ventos que impossibilitam a decolagem. E em verde os ventos ideais. Mas é claro, depende sempre da velocidade destes ventos. 

O CSCVL - Clube São Conrado de Voo Livre, mantém a segurança nas decolagens e nos pousos de  asa delta por intermédio de bandeiras na rampa da Pedra Bonita - verde, amarela e vermelha - e com o auxílio de uma estação metereológica, avisa aos Instrutores da real velocidade dos ventos. Nas direções onde o círculo está em vermelho, a média não pode ultrapassar os 6 Km/h. As decolagens serão interrompidas.

Rosa dos Ventos
Rosa dos Ventos

Moikano
Quanto à Idade - A idade mínima é de 16 anos completos, acatando decisão da ABVL.  O menor de 18 anos deverá estar munido de documento oficial de identidade com foto e estar acompanhado de um representante legal que assinará o Termo de Responsbilidade.

Quanto ao Peso - A Univoo-Rio Asa Delta não voa com homens com mais de 85 Kg para uma altura de 1,80m e mulheres com mais de 70Kg para uma altura de 1,70m. A decolagem torna-se de alto risco.  Não é seguro, então, desaconselhavel.  Mas, é claro, sempre respeitando a proporção peso/altura.

Como esta é a primeira aula do curso de formação de pilotos, este critério leva em conta a continuidade do curso pelo aluno (a).  Este (a) deverá  ter físico compatível para o esporte.

Quanto aos Trajes - Pedimos a todos que usem tênis ou sandálias que fiquem presas aos pés. Roupas de acordo com o clima no dia do voo.  Há necessidade de uma breve corrida para decolar de asa delta.